
Cheiros e Sabores das Nossas Terras, Ed. C.M. Fundão, C.M Marinha Grande, C.M. Montemor-o-Novo, C.M. Vila Real de Sto. António, Outubro de 2004
Confeciona-se principalmente na altura da colheita do tomate, pois é mais saborosa com tomate fresco e bem maduro. Pode fazer-se com ovos e bacalhau ou linguiça e toucinho entremeado fritos, utilizando-se, neste caso, o pingo das carnes fritas para o refogado.
Ingredientes:
1 kg de tomate maduro
Ovos
Postas de bacalhau ou linguiça e toucinho entremeado fritos
1 cebola
sal q.b.
Azeite alentejano
Pão alentejano
Pimento verde (opcional)
Orégãos
Hortelã da ribeira
Preparação:
Corta-se o pão às fatias pequenas. Coloca-se num recipiente azeite (qb) e cebola às meias luas, ao lume para alourar. Entretanto, miga-se (ou pica-se numa varinha mágica), o tomate já depelado. Junta-se o tomate à cebola já alourada, sal (qb) e deixa-se refogar bem. Pode-se juntar umas fatias de pimentos verdes. Depois de refogado, junta-se água (qb) e deixa-se ferver, quando já estiver a ferver é só juntar os ovos e o bacalhau e deixar cozer. Por fim pode juntar uns raminhos de orégãos. Depois para servir é só colocar algumas fatias de pão num prato e colocar por cima o caldo da sopa que preparou, juntamente com o bacalhau e os ovos.
Se em vez de peixe quiser utilizar as carnes fritas, utiliza-se o pingo de fritar as carnes para fazer o refogado e servem-se as carnes fritas à parte para acompanhar. Também se acompanha com azeitonas.