
Cheiros e Sabores das Nossas Terras, Ed. C.M. Fundão, C.M Marinha Grande, C.M. Montemor-o-Novo, C.M. Vila Real de Sto. António, Outubro de 2004
Doce confecionado na altura do Carnaval, é fruto da paciência das avós e da sua vontade de tudo aproveitar. Pode ser feito utilizando os restos da massa das filhoses, que depois de frita em rolinhos é cortada e envolvida em mel, moldada em pequenos bolos que se colocam em cima de folhas de laranjeira, o que lhes confere um aspeto fresco e bastante agradável.
Ingredientes:
6 ovos
500 gr de farinha
1 casca de ovo (para medida) cheia de azeite
500 gr de mel
Casca de limão
1 pau de canela
Preparação:
Envolve-se os ovos e a farinha e depois amassa-se até fazer tirinhas em forma de lápis. Unta-se a pedra da cozinha e as mãos de azeite para não se pegarem as tirinhas.
Depois fritam-se e deixam-se arrefecer num alguidar de barro, partidos aos bocadinhos. Leva ao lume 500 gr de mel a ferver com uma casca de limão e pau de canela, ferve um pouco para engrossar depois deita-se por cima das tirinhas e e envolve-se com uma colher de pau. Lavam-se as folhas de laranjeira e secam-se. Sobre as folhas de laranjeira deitam-se colheradas do preparado e deixa-se secar e arrefecer.
Come-se depois de frio.