
Cheiros e Sabores das Nossas Terras, Ed. C.M. Fundão, C.M Marinha Grande, C.M. Montemor-o-Novo, C.M. Vila Real de Sto. António, Outubro de 2004
Esta sopa é a mais tradicional e conhecida da região. Confeciona-se em qualquer altura do ano, mas especialmente nos dias frios para reconfortar e aquecer o estômago. Com um sabor leve mas muito aromático, é, muitas vezes, utilizada como ceia, a altas horas da noite quando “… já se comia qualquer coisita…!”, ou depois de grandes festas familiares como o Natal, o Carnaval, a Passagem de Ano, em casamentos ou batizados, para desenjoar dos excessos culinários que se cometem nestes dias.
Ingredientes:
1 molhinho de coentros ou poejos
3 dentes de alho
1 dl de azeite
2 l de água
300 gr de pão caseiro duro cortado em cubinhos
sal q.b.
Ovos, bacalhau ou pescada ou sardinhas assadas, uvas ou figos
Azeitonas para acompanhar
Preparação:
Pisam-se no almofariz os coentros ou poejos com o sal e os dentes de alho, até se obter uma massa homogénea. Deita-se esta mistura numa terrina, junta-se o azeite, mexe-se e adiciona-se água a ferver (se o acompanhamento for bacalhau ou pescada cozida, pode utilizar-se a água de cozer os peixes). Mistura-se o pão cortado aos bocadinhos e serve-se acompanhado de ovos cozidos, bacalhau ou pescada ou sardinhas assadas e/ou uvas e/ou figos.