
A exposição “Património. Partilhar o Passado. Construir o Futuro” apresenta o património cultural do Concelho de Montemor-o-Novo através da paisagem e do seu agente transformador: as pessoas. O património não é apenas o passado mas também o presente. A própria paisagem, construída ao longo de muitos anos, é património cultural. A exposição divide-se por vários tipos de paisagem: montado, campos agrícolas, castelo e centro histórico.
Com uma forte produção fotográfica e de ilustração, na exposição pode ainda encontrar uma maquete do Castelo de Montemor-o-Novo produzida artesanalmente, assim como a reconstrução virtual do próprio Castelo em 1534 e duas maquetes impressas em 3D. A exposição está ainda repleta de vários elementos multimédia, peças arqueológicas e etnográficas, assim como uma instalação interativa ligada aos ofícios tradicionais. Visite e venha experimentar!
Junto da exposição “Património. Partilhar o Passado. Construir o Futuro” está ainda integrado um espaço de Ateliers e um espaço de Vídeo que dinamizarão a exposição. Visite a Exposição “Património. Partilhar o Passado. Construir o Futuro” de 31 de Agosto a 5 de Setembro, em Montemor-o-Novo, na Feira da Luz 2016.
Espaço Ateliers – Programa
1 de setembro, 5ª feira
18h00 – Bordados, Etelvina Santos e MDM
20h30 – Olaria medieval. Gonçalo Lopes
2 de setembro, 6ª feira
19h00 – Encenação tradicional.Culinária – gaspacho. Rancho Etnográfico Montemorense
3 de setembro, sábado
19h00 – jogos tradicionais infantis. Danças tradicionais Rancho Etnográfico Montemorense
21h00 – Pintura Alentejana, Etelvina Santos
4 de setembro, domingo
17h00 – Pintura a fresco, Etelvina Santos
5 de setembro, 2ª feira
18h00 – Culinária – Bolo de mel, MDM
Espaço Vídeo – Programa
31 de Agosto, quarta-feira
Antigamente tudo era diferente
A Gruta do Escoural
1 de Setembro, quinta-feira
Olaria Quinhentista do Convento de Santo António de Lisboa, em Montemor-o-Novo
Cerâmica Montemorense
2 de Setembro, sexta-feira
A Gruta do Escoural
Viagem ao Montado
3 de Setembro, sábado
Águas Passadas
Viagem ao Montado
Santa Maria do Bispo 3D – Montemor-o-Novo 1534
Olaria Quinhentista do Convento de Santo António de Lisboa, em Montemor-o-Novo
4 de Setembro, domingo
Pintura Mural 2D
José de Escobar no Convento de Nossa Senhora da Saudação
A Cripta dos Mascarenhas
Antigamente tudo era diferente
5 de Setembro, segunda-feira
Santa Maria do Bispo 3D
A Cripta dos Mascarenhas