Mural
Capa

Os Forais e a Carta de Vila Notável de Montemor-o-Novo

O Foral Medieval O Foral é um documento, utilizado na Península Ibérica, pelo qual o rei ou um senhor reconhecia uma comunidade de homens livres e a sua capacidade de

Capa_reliquias2

As Relíquias de S. Filipe e de seu companheiro

As relíquias são objetos preservados para efeitos de veneração religiosa. Podem ser objetos pessoais ou partes do corpo de um santo ou figura sagrada. São normalmente guardadas em recetáculos próprios

Capa_reliquias_post2

Novo documentário já disponível

Duas peças únicas para Montemor-o-Novo, perdidas há mais de 100 anos, regressam à luz da investigação. Este documentário conta a história da descoberta de duas relíquias pertencentes à família dos

_DSC5820_web

Topónimos rurais de Montemor-o-Novo

Na sequência do dicionário toponímico de Montemor-o-Novo, descubra agora a origem de alguns dos nomes dos lugares e sítios do concelho de Montemor-o-Novo.
Os nomes de lugares, ou topónimos, surgiram da necessidade das pessoas se referirem, de modo simples e inequívoco, aos sítios por onde se deslocavam no dia-a-dia, onde certas pessoas residiam e trabalhavam, ou onde ocorriam determinados acontecimentos. A persistência da toponímia tradicional é, por isso, muito grande, enraizada que ficou na memória dos habitantes e constituindo, nessa medida, parte significativa do património imaterial do território concelhio e de todos quantos nele residem.

logo

Reabertura do Centro Interpretativo do Castelo

No âmbito da programação do dia 8 de março – Dia do Município, de S. João de Deus e Internacional da Mulher – irá realizar-se no dia 7 de março, pelas 16h00, a Reabertura do Centro Interpretativo do Castelo. O castelo de Montemor-o-Novo é um dos mais emblemáticos elementos do património cultural concelhio e um dos locais da cidade mais visitados. Inaugurado em 8 de março de 2007, o Centro Interpretativo do Castelo, localizado na antiga igreja de S. Tiago, foi agora novamente intervencionado de modo a melhorar e a dignificar as instalações de receção e acolhimento aos turistas atraindo novos fluxos de visitantes.

Face ao condicionamento da circulação no Castelo de Montemor-o-Novo provocado pelas obras do Convento da Saudação, o acesso ao Centro Interpretativo (antiga Igreja de S. Tiago) será feito provisoriamente pela porta da Torre da Má Hora.

CabeçasSãoFilipe_final_web2

A procissão de São Filipe

A imagem que partilhamos é uma proposta de recriação de como seria a procissão das relíquias de São Filipe e que seguia desde o Convento de São Francisco até à Ermida de Nossa Senhora da Luz.

DCIM108MEDIADJI_0975.JPG

Dicionário Toponímico de Montemor-o-Novo

Descubra a origem dos nomes das ruas, travessas e largos da cidade de Montemor-o-Novo.

DCIM101MEDIADJI_0848.JPG

Aerofotogrametria aplicada no Castelo de Montemor-o-Novo

As escavações arqueológicas do Castelo de Montemor-o-Novo têm sido documentadas por várias vezes recorrendo à aerofotogrametria para acompanhamento da sua evolução ao nível da conservação.

banner

Santa Maria do Bispo em obras (1524-34)

O retorno a este projeto de reconstrução virtual aconteceu com o intuito de poder demonstrar o processo de trabalho da reforma manuelina da Igreja de Santa Maria do Bispo, no Castelo de Montemor-o-Novo. Ilustrando, ao mesmo tempo, como era construída uma igreja há 400 anos.

GDHweb02

Global Digital Heritage pela primeira vez em Portugal

Entre os dias 6 e 24 de abril, o Alentejo Central e o Baixo Alentejo serão palco, pela primeira vez em Portugal, de uma campanha da Global Digital Heritage, uma ONG americana sem fins lucrativos que se dedica ao levantamento digital 3D de património cultural numa perspetiva de salvaguarda digital, de potenciação das comunidades e de divulgação multimédia dos monumentos e sítios arqueológicos e patrimoniais.

Postal-Natal_web

Boas Festas!

A descoberta de uma série de pinturas rupestres nas paredes da gruta do Escoural, veio colocar em causa a criação da personagem do Pai Natal pela Coca-Cola.

STAMARIA_web

Santa Maria da Vila | Reconstrução Virtual

Parte da antiga paróquia de Santa Maria da Vila, onde se situavam alguns dos edifícios mais importantes da vila intramuros de Montemor-o-Novo, foi alvo de escavações arqueológicas durante cerca de dez anos. Esta é a nossa proposta para a sua reconstrução virtual.

jornadas-patrimonio_banner

Jornadas do Património 2018

No próximo dia 22 de Setembro, pelas 10h, acontecem as Jornadas do Património 2018 no auditório da União de Freguesias de N. Sra. da Vila, N. Sra. do Bispo e Silveiras. A entrada é livre.

DSC_8116(1)

5 coisas que provavelmente não sabia sobre o Mercado Municipal de Montemor-o-Novo

O mercado municipal é um local incontornável a ser visitado por aqueles que procuram conhecer a produção local deste concelho alentejano e que é paragem obrigatória, ao sábado de manhã, para os montemorenses que procuram abastecer as suas casas com os melhores produtos.

Convento-S.-Domingos---IMG_9902webb

Um Convento Dominicano transformado em Museu

Um convento, da segunda metade do século XVI, que hoje alberga a coleção mais singular de toda a região, incorporada no Núcleo Museológico do Grupo dos Amigos de Montemor-o-Novo.

Dado

O hábito de jogar na vila medieval de Montemor-o-Novo

Desde malhas de jogo, a dados e berlindes, várias têm sido as peças que a arqueologia tem trazido à luz do dia e que ilustram um hábito da sociedade medieval montemorense.

20180111_104354web

Uma Ermida na Serra do Monfurado

Na pitoresca estrada das Caeiras (uma transversal à Estrada Nacional 2, no sentido Montemor-o-Novo – Escoural), depois de passar pela Quinta da Torre do Carvalhal, pelo Convento dos Monges e pelo forno de cal das Caeiras, avista-se à direita a Ermida de São Luís da Mogueira.

ceramica3

Montemor-o-Novo tem tradição oleira

Apesar de, atualmente, a tradição oleira de Montemor-o-Novo ter apenas continuação nas atividades do Telheiro da Encosta do Castelo e Oficinas da Cerâmica e da Terra, existia aqui, durante a

Ermida-de-SPedro02_web

A vida rural quinhentista retratada num fresco

Uma ermida, junto ao rio Almansor, esconde um painel a fresco que retrata a vida rural de Montemor-o-Novo no século XVI.

PrémiosTurismoAlentejo

Morbase distinguida nos Prémios do Turismo do Alentejo e Ribatejo 2017

A Morbase, a plataforma de valorização do património cultural do Município de Montemor-o-Novo, foi ontem distinguida na gala dos prémios do Turismo do Alentejo e Ribatejo 2017 da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, que aconteceu na freguesia de Montargil, no concelho de Ponte de Sor.

Sto-Andréweb

Uma ermida medieval com uma história por contar

Localizada a cerca de 2 quilómetros da cidade de Montemor-o-Novo, a Ermida de Santo André do Outeiro é um sítio arqueológico cuja raridade surge das soluções arquitetónicas encontradas.

PraçaNova_main

A Praça Nova do Castelo

O local onde os visitantes do Castelo de Montemor-o-Novo atualmente estacionam os carros foi, durante séculos, local de venda de carne, peixe e outros bens.

Casa-Torre-D-Vasco_main_web

A Casa Torre do (outro) D. Vasco

Ao contrário do que geralmente se pensa, a casa torre situada no início da Rua de D. Vasco pertenceu ao fidalgo D. Vasco de Mascarenhas e não ao famoso navegador Vasco da Gama. 

30707899_1616745415111600_6254328988433383424_n

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios em Montemor-o-Novo

Hoje assinala-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com a abertura da Torre da Má-Hora para visita livre e entradas gratuitas no Centro Interpretativo do Castelo.

Ex_Voto_Prison-Break_12_04_1883_web

A Fuga da Prisão de 1883

No dia 12 de abril de 1883, teve lugar um acontecimento na vila de Montemor que teria ficado para sempre esquecido não fosse a existência na Ermida de Nossa Senhora da Visitação de um ex-voto que o relata.

20180111_141606(1)

Descubra Montemor-o-Novo… sem pressa: Santuário de Nossa Senhora da Visitação

Situada numa colina a Norte da cidade de Montemor-o-Novo, a Ermida de Nossa Senhora da Visitação tem vista privilegiada para a cidade e para as muralhas do seu antigo castelo. Outrora isolada, a ermida assistiu à expansão da vila intra muros e ao seu crescimento no vale onde hoje, já cidade, se encontra.

Local de tradição religiosa, é também aqui que se conserva um núcleo precioso de ex-votos com memórias de várias gerações de montemorenses.

Descubra Montemor-o-Novo… Sem Pressa!

MMN1534_02B

Estudos de Arqueologia Virtual continuam no Castelo de Montemor-o-Novo

A investigação científica sobre a área do Castelo tem revelado novos dados fundamentais para os trabalhos de arqueologia virtual e para a proposta de reconstrução virtual de Montemor-o-Novo em 1534.

Anta-capela-de-s.-Brissos(1)

UMA ERMIDA QUE JÁ FOI ANTA

A Anta capela de S. Brissos ou de Nossa Senhora do Livramento, situada na Freguesia de Santiago do Escoural constitui um curioso exemplo da adaptação de um monumento funerário megalítico a templo cristão.

LargoPalmeiras02

UM LARGO QUE NEM SEMPRE TEVE PALMEIRAS

A Praça Dr. Miguel Bombarda, conhecida pelos Montemorenses como Largo das Palmeiras, faz parte da primeira fase de expansão da vila de Montemor para o arrabalde.

29386622_1586849111434564_4340144948885061632_n

Dia Nacional dos Centros Históricos celebra-se em Montemor-o-Novo com passeio para pais e filhos

O Município de Montemor-o-Novo vai assinalar o Dia Nacional dos Centros Históricos, com um passeio para pais e filhos pelo Centro Histórico da nossa cidade. Inscreva-se!

Estanquecover

UMA ANTA NA PORTA AO LADO

Uma anta geminada a uma habitação que, ao longo dos tempos, já desempenhou os mais variados papéis muito para lá da sua original função de monumento funerário.

Entrada

Descubra Montemor-o-Novo… sem pressa: Fontes de Lavre

As minas de água da Fonte do Carvalho e a da Fonte de Nossa Senhora do Carmo são dois locais incontornáveis numa visita a Lavre, tanto pela paisagem em que se inserem, como pela sua beleza arquitectónica.

IMatriz1961a

UM TERREIRO QUE É UM MONUMENTO A JOÃO CIDADE

Construído próximo da Rua Verde em honra do padroeiro da cidade, o Terreiro de São João de Deus alberga alguns dos edifícios mais icónicos de Montemor-o-Novo.

Rua Nova

UMA RUA NOVA COM CINCO SÉCULOS

Aberta em 1534, a “Rua Nova” é ainda hoje um dos eixos principais da cidade de Montemor-o-Novo.

DSCF1356(1)

Descubra Montemor-o-Novo… sem pressa: Ermida de São Luís da Mogueira

A cerca de 10 km de Montemor, em plena serra de Monfurado foi fundada, no século XVII, uma pequena ermida dedicada a S. Luís.
O mais curioso na ermida de S. Luís da Mogueira é a sua associação à produção pecuária da região. Apesar da bênção do gado ser hoje uma prática descontinuada, acredita-se que a origem está relacionada com uma das pinturas no seu interior representando S. Francisco de Assis, protetor dos animais.

DSC_6408(1)

A PRAÇA DA REPÚBLICA – A SEDE DE PODER DO ANTIGO MUNICÍPIO DE LAVRE

A atual Praça da Republica constituía o centro da vida política, administrativa e religiosa de Lavre. Aqui se situavam os Paços do Concelho e Hospital, o Pelourinho e a Igreja da Misericórdia.

27912593_971924546317644_5781736517646375076_o

Estreia a 2.ª série dos vídeos “Descubra Montemor-o-Novo… Sem Pressa!”

Estreamos hoje a 2.ª série do “Descubra Montemor-o-Novo, sem pressa!” com um vídeo sobre o património cultural de São Cristóvão. Mais vídeos serão disponibilizados, em breve, nos habituais canais da Morbase. Descubra Montemor-o-Novo… sem pressa!

GrutadoEscouralweb

UMA GRUTA COM 50 MIL ANOS DE HISTÓRIA

Um sítio arqueológico de referência em Montemor-o-Novo, que viu a passagem de Neandertais e Homo Sapiens ao longo de 50 mil anos de história e é amplamente conhecido pelos seus vestígios de arte rupestre.

Antas do paço3

DUAS ANTAS NO VALE DA RIBEIRA DE LAVRE

Duas antas situadas praticamente lado a lado, subsistem no meio do montado alentejano, a assistir à passagem do tempo.

Convento_Cover_Web2

UM CONVENTO FEMININO A OLHAR MONTEMOR-O-NOVO HÁ 500 ANOS

Reconhecido por muitos especialistas como a maior obra de valor arquitectónico e artístico do concelho de Montemor-o-Novo, o Convento da Saudação é hoje um espaço habitado pela Arte e pela Arqueologia.

PostaldeNatal_Património_Morbase2017web

Boas Festas!

Diretamente da pré-histórica Anta Grande da Comenda da Igreja, o serviço de Património Cultural deseja a todos os seus colegas, amigos e seguidores um feliz Natal e um excelente ano

AREPA

Município de Montemor-o-Novo na Bienal AR&PA – Bienal Ibérica do Património Cultural

Entre 13 e 15 de Outubro, o município de Montemor-o-Novo estará representado na Bienal AR&PA – Bienal Ibérica do Património Cultural, em Amarante, com um stand dedicado ao trabalho desenvolvido

poster2

Jornadas Europeias do Património 2017

O Município de Montemor-o-Novo associa-se às JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2017 que acontecem nos próximos dias 22, 23 e 24 de Setembro enquadradas no tema Património e Natureza.

CoverMorbase2

Morbase 2.0 – Apresentação de Novos Conteúdos e Design

Desde o dia 24 de Junho entramos numa nova fase com a Morbase 2.0 – a segunda versão da plataforma de divulgação do património histórico e cultural do concelho de Montemor-o-Novo, com novos conteúdos e design reformulado.

Convite-ALMANSOR-frente-1024x512

Apresentação da Revista Almansor n.º 2 – 3.ª série

No 13 de Janeiro, pelas 18 horas, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria vai ter lugar a apresentação do N.º 2 da Revista Almansor. Para além da apresentação terá também lugar a conferência “Garcia de Resende /1475?-1536). O retrato possível cinco séculos depois” por Francisco Bilou.

press17

Exposição “Património. Partilhar o Passado. Construir o Futuro” na Feira da Luz 2016

A exposição “Património. Partilhar o Passado. Construir o Futuro” apresenta o património cultural do Concelho de Montemor-o-Novo através da paisagem e do seu agente transformador: as pessoas. O património não

paço dos alcaides, MN, 22.07.2010 (PJC)

Convite | Fotografia com população no Paços dos Alcaides

Venha fazer parte da exposição “Património – Partilhar o passado, construir o futuro” participando na fotografia que irá ser registada no próximo dia 6 de Agosto, pelas 18h30, no Paço dos Alcaides.

Desenho-Geralnovo2web

Paço dos Alcaides 3D – Montemor-o-Novo 1534

O Paço dos Alcaides de Montemor-o-Novo, hoje uma ruína, cuja feição castrense se adivinha pelos restos de muralha e pelas torres que sobreviveram à passagem do tempo foi, durante séculos, o principal edifício intramuros da vila, não só pela posição dominante enquanto estrutura defensiva, mas também pela sua dimensão palatina.

bannerweb

Apresentação da Reconstrução Virtual do Paço dos Alcaides

O evento contará com uma conferência antes da apresentação da reconstrução virtual e, depois, com uma visita ao monumento, para explicação no próprio local, das decisões tomadas durante o processo de criação da reconstrução virtual 3D. O Paço dos Alcaides foi, durante séculos, o principal edifício intra-muros da vila medieval de Montemor-o-novo não só pela posição dominante enquanto estrutura defensiva, mas também pela sua dimensão palatina.

anta_grande_final

Anta Grande ² – apresentação e resultados preliminares

O projecto Anta Grande ² procura através da experimentação de novas formas de registo e divulgação, chamar a atenção de um público alargado, para a importância de dois extraordinários exemplos da mais antiga arquitectura do território alentejano, verdadeiros “ex-libris” de um património que importa valorizar socialmente.

jornadas do património flyer frente-01 (3)

Jornadas do Património – O Megalitismo em Montemor-o-Novo

No próximo sábado, dia 7 de Maio de 2016, acontecem as Jornadas do Património, com o tema ‘O Megalistismo em Montemor-o-Novo’, no Auditório da União de Freguesias da Vila, Bispo e Silveiras.

SAV_Horizontal_finalweb

2.º Simpósio de Arqueologia Virtual

Um ano depois da 1.ª Edição do Simpósio de Arqueologia Virtual que decorreu em Montemor-o-Novo, a 2.ª Edição decorre agora em Alfarela de Jales, no concelho de Vila Pouca de Aguiar, entre os dias 11 e 15 de Maio.

AntaPequena

Visualizador Interactivo 3D para a Anta Pequena da Comenda da Igreja

Através de um ensaio de Levantamento 3D para os monumentos megalíticos do concelho de Montemor-o-Novo, valorizamos este pequeno monumento megalítico, construído entre meados do IV e do III milénio a.C, e que se situa junto de São Geraldo.

frente

Apresentação da Revista Almansor n.º1 – 3.ª série

No próximo dia 15 de Janeiro de 2016, sexta-feira pelas 18h horas, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, acontece a Apresentação da Revista Almansor | Revista de Cultura n.º 1 – 3.ª série, a qual é seguida de conferência por António Carlos Silva, arqueólogo, com o tema: “Gruta do Escoural. O seu significado arqueológico e cultural e as perspectivas para o próximo meio século”.

PainelCentralSaopedro

Visualizador Interactivo do Painel Central da Ermida de São Pedro da Ribeira

Através da plataforma Sketchfab, disponibilizamos um visualizador onde pode explorar cada pormenor do painel central da capela-mor da Ermida de São Pedro da Ribeira.

A Reconstrução Virtual da Ermida de Santo André do Outeiro - Montemor-o-Novo

A Reconstrução Virtual da Ermida de Santo André do Outeiro

Localizada a cerca de dois quilómetros da cidade de Montemor-o-Novo, a Ermida de Santo André do Outeiro é um sítio arqueológico relativamente desconhecido da população montemorense. Esta ermida, que se

header

Estreia do documentário “Santa Maria do Bispo 3D – Montemor-o-Novo 1534”

O Município de Montemor-o-Novo irá promover a estreia do documentário “Santa Maria do Bispo 3D – Montemor-o-Novo 1534” no próximo dia 26 de Setembro, pelas 18 horas, no Centro Interpretativo do Castelo de Montemor-o-Novo. A entrada é livre e destinada ao público em geral.

Headerprincipalbras

Uma Nova Peça do Mês – Agosto 2015 – São Brás de Sebaste

A peça deste mês é uma escultura em madeira “estofada”, pintada representando S. Brás.

destaque_simposio

1.º Simpósio de Arqueologia Virtual em Vídeo

Para todos aqueles que não tiveram oportunidade de participar, partilhamos as várias conferências em vídeo que marcaram o dia de sábado e tanto incitaram a discussão e a troca de ideias durante os momentos de debate.

destaquebotasnoticia

Uma Nova Peça do Mês – Junho 2015 – Botas de Caça do Rei D. Luís

Este mês, temos duas peças do mês – as botas do Rei D. Luís descobertas no museu do convento da Saudação dentro de uma arca que serviria para o transporte dos objectos de caça do rei.

destaquestamariadobispo

Santa Maria do Bispo 3D v1.0

Revelado pela primeira vez no 1.º Simpósio de Arqueologia Virtual, publicamos hoje online aquela que ainda consideramos uma versão preliminar do projecto de Carlos Carpetudo e Gonçalo Lopes para a Morbase: “A Antiga Igreja Matriz no século XVI – Um exemplo da arquitectura manuelina no apogeu de Montemor-o-Novo e a sua reconstrução virtual”.

5

Obrigado! – 1.º Simpósio de Arqueologia Virtual

O 1.º Simpósio de Arqueologia Virtual foi um congresso pioneiro marcado pelo debate, a troca e a discussão de ideias num momento em que a componente virtual começa a afirmar-se como uma vertente cada vez mais válida cientificamente da Arqueologia. A cidade de Montemor-o-Novo teve o privilégio de assistir a um momento histórico para esta disciplina, numa iniciativa que promete repetir-se.

1000 gostos_logo

Descubra Montemor-o-Novo, sem pressa!

O património histórico e cultural do concelho de Montemor-o-Novo espera por si.

Capturar2

Teaser: A Reconstrução Virtual 3D da Igreja de Santa Maria do Bispo (Castelo de Montemor-o-Novo)

Carlos Carpetudo e Gonçalo Lopes, para a Morbase – iniciativa do Município de Montemor-o-Novo, apresentarão pela primeira vez, no 1.º Simpósio de Arqueologia Virtual, a reconstrução virtual 3D da Igreja de Santa Maria do Bispo no século XVI, situada no Castelo de Montemor-o-Novo, obtida através de uma leitura pela arqueologia da arquitectura da actual ruína do edifício.

escavacoesMMNrender1

Modelo 3D interactivo da Adega descoberta nas escavações arqueológicas do Castelo de Montemor-o-Novo

As estruturas relacionadas com a adega situam-se logo à entrada do Castelo de Montemor-o-Novo, junto à Porta da Vila, e serão reconstruídas durante a Maratona de Reconstrução Virtual 3D que acontecerá durante o 1.º Simpósio de Arqueologia Virtual.

Capaweb

Uma Nova Peça do Mês – Maio 2015 – Ídolo em Cerâmica, do Neolítico Final/ Calcolítico

A partir de quinta-feira, dia 30 de Abril, e até ao final do mês de Maio estará em exposição uma nova peça da colecção do Núcleo Museológico do Grupo dos Amigos de Montemor-o-Novo: o Ídolo em Cerâmica, do Neolítico Final/ Calcolítico.

DIMS 2015

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios em Montemor-o-Novo | 18 de Abril de 2015

Montemor-o-Novo associa-se à celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com várias actividades ao longo do dia.

Teaser

Uma Nova Peça do Mês – Abril 2015 – No Convento de São Domingos

A partir de quarta-feira, dia 1 de Abril, e até ao final do mês estará em exposição uma nova peça da colecção do Núcleo Museológico do Grupo dos Amigos de Montemor-o-Novo: um Frasco de Chá chinês, datado do século XVII.

Capa

1495 – 1550 – S. João de Deus

Hoje, dia 8 de Março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher, o Dia do Município e o Dia do Padroeiro S. João de Deus, a quem decidimos dar destaque.

destaqueweb

Uma nova Peça do Mês – Março 2015 – no Convento de São Domingos

A partir de segunda-feira, dia 2 de Março, e até ao final do mês estará em exposição uma nova peça da colecção do Núcleo Museológico do Grupo dos Amigos de Montemor-o-Novo: uma figura de São Pedro em Alabastro de Nottingham, na Inglaterra, datada do século XV.

Capture1111

A Gruta do Escoural na National Geographic

A edição deste mês de Fevereiro da revista National Geographic possui uma infografia relativa à Gruta do Escoural com texto de Gonçalo Pereira e ilustrações da Anyforms. Para além da versão impressa, a infografia pode também ser consultada em vídeo.

simposioRGBActualizado0904

1.º Simpósio de Arqueologia Virtual

Entre os dias 6 e 10 de Maio de 2015, Montemor-o-Novo será o palco de um encontro entre profissionais da Arqueologia Virtual no 1.º Simpósio de Arqueologia Virtual.

English_morbase2

A Morbase agora também em inglês

A partir de hoje, a Morbase está também disponível numa nova versão em inglês.

youtubeweb2

A Peça do Mês, a partir de Fevereiro, no Museu do Grupo dos Amigos de Montemor-o-Novo

A partir de Fevereiro de 2015 e até ao próximo ano, no Museu do Convento de São Domingos (ou de Sto. António de Lisboa), será colocada em destaque uma das peças do acervo museológico ao cuidado da associação.

Capturar5

Levantamento 3D de placa com enterramento colectivo da Gruta do Escoural

Levantamento fotogramétrico 3D de placa com enterramento colectivo, proveniente da Gruta do Escoural, e incorporada nas reservas do Museu Nacional de Arqueologia.

natal1

Falam-nos em Árvores de Natal e nós imaginamo-las assim…

Feliz Natal e Bom Ano Novo da equipa do Serviço de Património Cultural do Município de Montemor-o-Novo.

DSC_0233(1)

Exposição ‘Entremuros e Percursos’ de Carusto Camargo no Centro Interpretativo do Castelo

Até ao próximo dia 14 de Janeiro de 2015, estará patente no Centro Interpretativo do Castelo a exposição ‘Entremuros e Percursos’ do ceramista e artista visual Carusto Camargo.

Almansor10

Lançamento da Almansor n.º 10

No próximo dia 7 de Novembro, sexta-feira, pelas 18 horas decorrerá, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria, a apresentação do novo número da Almansor | Revista de Cultura.

título para o filmecripta

Roteiro da Cripta em Vídeo

Partilhamos hoje convosco o vídeo que regista os momentos passados naquela manhã de sábado de Outubro com o “Roteiro da Cripta”.

Infografia

O Processo de Reconstrução da Sala do Capítulo

Utilizando a escala de evidência histórica e arqueológica proposta por César Figueiredo e Pablo Aparício Resco para a Arqueologia Virtual, apresentamos este esquema de cores aplicado no modelo 3D da Sala do Capítulo do mosteiro de Sto. António de Lisboa.

CerãmicaQuinhentista3D

Modelos 3D na Morbase

Aproxime e veja ao pormenor, rode e espreite por outro ângulo. A Morbase traz-lhe uma nova forma de interagir com o património.

DSC_0015

Anta 1 do Carapetal classificada como sítio de interesse público

A Anta 1 do Carapetal, situada na freguesia de Santiago do Escoural no concelho de Montemor-o-Novo, foi hoje classificada como sítio de interesse público.

RoteiroCriptaweb

Roteiro da Cripta no próximo dia 11 de Outubro

O Roteiro da Olaria Quinhentista é uma iniciativa do Município de Montemor-o-Novo e da Morbase em colaboração com a Cromeleque, o Grupo dos Amigos de Montemor-o-Novo, a RTravel, o Coral de São Domingos e o Restaurante Monte Alentejano.

RoteiroOlaria

Roteiro da Olaria Quinhentista em Vídeo

Graças a uma técnica ancestral de enchimento de abóbadas, chegou até nós o maior conjunto de olaria quinhentista de que há memória.

DSCF9172

Visite a exposição “À descoberta da lã” na Feira da Luz

Arranca hoje a Feira da Luz, em Montemor-o-Novo, e com ela a exposição “À descoberta da lã” fruto dos trabalhos de todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico, jardim-de-infância e IPSS do concelho de Montemor-o-Novo. O Ciclo da lã foi a temática desenvolvida no projeto educativo durante o ano letivo 2013/14.

São Pedro

Ermida de São Pedro da Ribeira classificada como Monumento de Interesse Público

A ermida de São Pedro da Ribeira foi hoje, em Portaria n.º 616/2014. D.R. n.º 142, Série II de 2014-07-25, classificada como Monumento de interesse público.

infografia

Cerâmica montemorense reconstruída digitalmente

Reconstrução digital 3D da forma completa de um cântaro de olaria tradicionalmente montemorense fruto das escavações arqueológicas do Castelo de Montemor-o-Novo.

DSC_0341

A faca à mesa montemorense em época medieval e moderna

Em época medieval e moderna, a concepção de talheres à mesa era diferente daquela que hoje persiste.

RoteiroOlariaquinhentistaweb

Roteiro da Olaria Quinhentista no próximo dia 28 de Junho

No dia 28 de Junho de 2014, sábado, pelas 16h acontece o Roteiro da Olaria Quinhentista no Convento de São Domingos de Montemor-o-Novo.

man smoking a pipe

Cachimbos de caulino, uma moda seiscentista também em Montemor-o-Novo

Uma inovação europeia com origens na Inglaterra, fruto da inspiração no comportamento dos povos autóctones da América Central, o cachimbo de caulino é presença frequente no espólio das escavações arqueológicas no Castelo de Montemor-o-Novo.

MNCAST0294

Uma pedra de raio no Castelo de Montemor-o-Novo

Esta enxó pré-histórica encontrava-se embutida num muro de uma das habitações colocadas a descoberto durante as escavações arqueológicas no Castelo de Montemor-o-Novo.

Untitled-1

A vida rural montemorense no painel quinhentista da Ermida de São Pedro da Ribeira

O painel central de frescos da Ermida de São Pedro da Ribeira, em Montemor-o-Novo, possui uma representação de duas mulheres de volta de uma ida à fonte.

DSC_0136

A Morbase na imprensa nacional

A nova plataforma digital do Município de Montemor-o-Novo para a divulgação do património histórico e cultural do concelho foi destaque em várias páginas de jornais, sites e blogs.

10277489_560933204026165_2108060915933059640_n

Exposição “Montemor-o-Novo – Património e Identidade”

A exposição estará aberta ao público em geral e patente no Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo durante um ano.