';
side-area-logo
Visite a exposição “À descoberta da lã” na Feira da Luz


Arranca hoje a Feira da Luz 2014, em Montemor-o-Novo, e com ela a exposição “À descoberta da lã” fruto dos trabalhos de todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico, jardim-de-infância e IPSS do concelho de Montemor-o-Novo. O Ciclo da lã foi a temática desenvolvida no projeto educativo durante o ano letivo 2013/14.

 

A exposição da Feira da Luz reúne o conjunto de trabalhos que estas crianças realizaram em lã de ovelha durante várias sessões na Oficina da Criança. Foi-lhes proposto trabalhar a técnica da feltragem da lã, utilizando água quente e sabão azul e branco. Com movimentos circulares, criados pelas suas mãos, massajaram a lã e entrelaçaram os fios, criando um tecido.

 

Com criatividade, cada grupo realizou o seu próprio desenho, juntando diferentes cores de lã tingida, criaram formas abstratas ou figurativas. Dessa forma conceberam painéis, mantas e tapetes ou o que a imaginação lhes quiser chamar.

 

Para além de promover, divulgar e valorizar o património imaterial, cultural e natural, relembraram-se técnicas artesanais que, hoje em dia, estão quase extintas. Pretendeu-se assim introduzir de forma lúdica e criativa a temática do ciclo da lã, sensibilizando os mais novos para a importância de algumas profissões antigas, tais como: o tosquiador, o cardador, a fiandeira, a tecedeira e o tecelão.

 

A exposição “À descoberta da lã” está situada por trás do palco principal da Feira da Luz, junto ao Pavilhão de Exposições. Não deixe de visitar!

lbarreiras