August 3, 2015

Uma Nova Peça do Mês – Agosto 2015 – São Brás de Sebaste

Headerprincipalbras

A peça deste mês é uma escultura em madeira “estofada”, pintada (cujas cores originais estão ocultas por um restauro recente) representando S. Brás.

 

Segundo a tradição S. Brás foi médico e bispo da cidade de Sebaste (Sivas, actual Turquia) na Arménia entre os sécs. III e IV, tendo inspirado as populações em redor a converter-se ao Cristianismo. Em 316, durante as perseguições do imperador Licínio, foi preso pelo governador da Capadócia.

 

Quando estava a caminho da prisão, S. Brás foi interpelado por uma pobre mulher a quem um lobo tinha levado um porco que seria o seu único sustento. São Brás repreendeu o lobo e este devolveu o porco intacto à mulher. Ainda, enquanto esteve encarcerado foi procurado por uma mulher cujo filho único estava em risco de morrer devido a um espinho, ou espinha de peixe na garganta, que o santo prontamente removeu. Em agradecimento a mulher ofereceu, mais tarde, velas para iluminar a cela escura onde o Santo se encontrava preso.

 

Por fim, S. Brás foi martirizado com pentes de ferro e decapitado. É patrono das doenças da garganta, animais selvagens e cardadores de lã (e do negócio da lã em geral) e, por extensão, padroeiro dos rebanhos. A sua festa celebra-se a 3 de Fevereiro.

 

Era um dos santos mais populares da Idade Média, sobretudo nos meios rurais que, junto com Sto. Antão, protegiam o gado, um dos principais meios de subsistência, contra as doenças e os ataques de animais selvagens.

 

Nesta representação, proveniente da Igreja Paroquial de Safira, hoje arruinada, apresenta-se vestido de bispo, mas sem a criança ajoelhada aos seus pés como era mais comum. No peito tem um pequeno medalhão que servia de relicário. Sabe-se que na Matriz de Stª. Maria do Bispo, no Castelo de Montemor-o-Novo, existia ainda no séc. XVIII uma relíquia deste santo, da qual, a relíquia de Safira poderá ser uma fracção.

 

A ‘Peça do Mês’ é uma iniciativa do Grupo dos Amigos de Montemor-o-Novo, em parceria com o Município de Montemor-o-Novo. A partir do dia 2 de Fevereiro de 2015 e até ao próximo ano, no Museu do Convento de São Domingos (ou de Sto. António de Lisboa), será colocada em destaque uma das peças do acervo museológico ao cuidado da associação.

 

O Museu do Grupo dos Amigos de Montemor-o-Novo está aberto de segunda a sexta, das 10h às 18h, e todos os sábados até ao 12h30.

 

Assista ao teaser, visite o Museu e descubra mais!

 

 

Ficha Técnica da exposição ‘Peça do Mês’:

 

Curadoria: Gonçalo Lopes

Investigação, Textos e Locução: Sira Camacho

Design, Vídeo e Levantamento 3D: Carlos Carpetudo

Produção: Serviço de Património Cultural – Manuela Pereira, Zília Tovar e Hermínia Santos

Inventário: Susana Roque

Música: http://bensound.com






CONTACTE-NOS


Serviço de Património Cultural,
Divisão de Cultura, Desporto e Juventude,
Município de Montemor­-o-­Novo
Convento da Saudação,
7050-164  Montemor-­o­-Novo – Portugal
Tel: 266898100
Email: geral@montemorbase.com

Termos e Condições