';
side-area-logo
Roteiro da Olaria Quinhentista em Vídeo


Ainda antes do lançamento do nosso novo documentário, deixamo-vos com este vídeo do Roteiro da Olaria Quinhentista que aconteceu em Junho passado integrado no festival Cidade PreOcupada, cortesia das Oficinas Do Convento.

 

 

Graças a uma técnica ancestral de enchimento de abóbadas, chegou até nós o maior conjunto de olaria quinhentista de que há memória. Através da história do Convento de São Domingos de Montemor-o-Novo, reconhecendo o trabalho de Margarida Ribeiro na recolha deste espólio e depois fazendo uma aproximação ao método de inventário em Arqueologia, o Roteiro da Olaria Quinhentista foi uma iniciativa do Município de Montemor-o-Novo e da Morbase em colaboração com a Cromeleque, o Grupo dos Amigos de Montemor-o-Novo, a RTravel, o Coral de São Domingos e o Restaurante Monte Alentejano.

 

Para aqueles que não nos puderam acompanhar no Roteiro da Olaria Quinhentista, fica o pequeno registo de Arqueologia virtual que partilhámos no final: uma reconstrução 3D de uma peça pertencente à colecção Margarida Ribeiro do Museu de Arqueologia de Montemor-o-Novo à responsabilidade do Grupo dos Amigos de Montemor-o-Novo.

 

lbarreiras