';
side-area-logo
Morbase 2.0 – Apresentação de Novos Conteúdos e Design


Desde o dia 24 de Junho entramos numa nova fase com a Morbase 2.0 – a segunda versão da plataforma de divulgação do património histórico e cultural do concelho de Montemor-o-Novo, com novos conteúdos e design reformulado.

Entre os novos conteúdos conta-se o Museu Virtual, uma parceria da Morbase com o Sketchfab, que integra directamente na página da Morbase uma biblioteca de modelos 3D de peças arqueológicas e museológicas assim como de monumentos, alguns deles com acesso habitualmente difícil e cuja visualização pode ser inédita para muitos. Esta novidade na página permite que, sem sair do site da Morbase, os modelos 3D sejam visualizados na sua plenitude, integrados no contexto para o qual foram produzidos e visitados em qualquer dia e a qualquer hora.

Chega também o novo documentário “Gente que nunca mais existiu – o Megalitismo em Montemor-o-Novo” com foco na riqueza monumental do Neolítico que se encontra no concelho de Montemor-o-Novo, com a participação dos arqueólogos Catarina Oliveira e Manuel Calado. Durante milhares de anos, o megalitismo e as suas grandes pedras têm sido parte integrante da paisagem alentejana. O concelho de Montemor-o-Novo tem uma grande diversidade de monumentos megalíticos que fazem parte das histórias de vida dos montemorenses e que trouxeram até nós uma vontade milenar de alterar a paisagem, de deixar uma marca para as gerações futuras.O contacto com estas grandes pedras deu origem às mais diversas interpretações e explicações para a sua origem ou funções originais. Certo é que, ainda hoje e apesar dos avanços científicos que se tem feito para a compreensão deste fenómeno, os megálitos ainda nos impressionam e emocionam.

A iniciativa Montemor à Mesa integra também as novidades apresentando informação sobre o património gastronómico de Montemor-o-Novo. Será possível a partir de agora aceder a artigos que se relacionam com a história e a cultura da alimentação local e a registos escritos e audiovisuais de receitas e de formas de preparar alimentos. Pretende-se que seja um espaço de partilha de conhecimento. Assim, não só disponibiliza informação como também se abre a quem queira partilhar receitas que possua ou conheça e que se enquadre na temática da gastronomia de Montemor.

É também introduzida pela primeira vez a secção “Descubra Montemor-o-Novo” de divulgação turística do património, com informação sobre o que visitar, onde comer e onde dormir no concelho de Montemor-o-Novo. Assim como a Biblioteca Digital, uma evolução da anterior secção “Promoção à Ciência” e que agora integra os artigos científicos publicados na 3.ª série da Revista Almansor.

Visite-nos!

Carlos Carpetudo