';
side-area-logo
Modelo 3D interactivo da Adega descoberta nas escavações arqueológicas do Castelo de Montemor-o-Novo


As estruturas relacionadas com a adega situam-se logo à entrada do Castelo de Montemor-o-Novo,  junto à Porta da Vila, e serão reconstruídas durante a Maratona de Reconstrução Virtual 3D que acontecerá durante o 1.º Simpósio de Arqueologia Virtual

 

[Best_Wordpress_Gallery id=”12″ gal_title=”Levantamento 3D Adega Escavações”]

Só para os conferencistas, durante dois dias, acontecerá no 1.º Simpósio de Arqueologia Virtual, uma maratona de virtualização. A maratona de virtualização vai permitir aos participantes deste simpósio modelar em conjunto, inspirados pela visita à cidade e pela sua história. Os principais objectivos desta maratona são a fusão de técnicas, a troca e a partilha de ideias e experiências. No fim desta maratona pretende-se ter um modelo 3D inédito de parte da malha urbana intramuros deixada a descoberto pelas sucessivas campanhas de escavações, desde 2003, em projecto integrado no plano nacional de trabalhos arqueológicos: Intervenção Arqueológica em Santa Maria da Vila no Castelo de Montemor-o-Novo. Os resultados da maratona serão apresentados ao público no último dia do simpósio, no domingo, dia 10 de Maio pelas 10h no Convento de São Domingos.

 

“No século XIV e muito provavelmente nos séculos seguintes, grande parte das terras à volta do Castelo estavam cultivadas com vinhas. Estas terras deveriam pertencer a pequenos proprietários que, em alguns casos, habitariam no interior da cerca, sendo aí que se localizariam as adegas de produção de vinho.

 

Estas adegas eram sobretudo de produção familiar e possuímos alguns documentos que nos revelam a existência destas estruturas. Normalmente, as adegas localizar-se-iam no piso inferior da habitação, sendo o piso superior ocupado pelos compartimentos habitacionais. De facto, é isto que se verifica na adega escavada. Embora os pisos superiores tenham abatido, foi identificada uma estrutura de escadas que daria acesso ao primeiro piso da habitação dos proprietários.” (Texto: Manuela Pereira)

 

Experimente o modelo 3D interactivo da adega e compareça no 1.º Simpósio de Arqueologia Virtual para assistir aos resultados da Maratona de Reconstrução Virtual 3D.

 

Adega – Castelo de Montemor-o-Novo by Morbase (Carlos Carpetudo) on Sketchfab

lbarreiras