';
side-area-logo
Ermida de São Pedro da Ribeira classificada como Monumento de Interesse Público


A Ermida de São Pedro da Ribeira foi hoje, em Portaria n.º 616/2014. D.R. n.º 142, Série II de 2014-07-25, classificada como Monumento de interesse público.

 

A Ermida de São Pedro da Ribeira, de suposta fundação tercentista, foi reconstruída no início do século XVI para albergar a irmandade dos Fiéis de Deus, como atesta a lápide comemorativa colocada no interior. O templo, ao qual foi acrescentada no século XVIII a atual galilé, de cinco arcos redondos, resulta essencialmente da remodelação tardo -quinhentista do edifício manuelino, do qual integra diversos elementos estruturais. 

 

A ermida destaca -se sobretudo pelo rico programa decorativo do interior, que inclui um conjunto de pinturas murais dos séculos XVI e XVII, cuja principal composição é o fresco tardo -gótico da parede fundeira da capela -mor, figurando São Pedro no trono papal, com as insígnias tradicionais, rodeado por cenas rurais em planos distintos (onde se inclui a exótica representação de um elefante), de evidente matriz erudita, apesar da fatura ingénua e popular. 

 

A abóbada de berço da nave é decorada, junto ao arco cruzeiro, com pinturas murais barrocas de temática cristológica, e o arco triunfal com um conjunto de motivos de grutesco enquadrando um Padre Eterno e uma Anunciação, todos datáveis dos primeiros anos do século XVII. A abóbada manuelina da capela -mor, com fechos lavrados, e as paredes laterais exibem cenas da vida do padroeiro, executadas possivelmente pela mesma oficina setecentista.

 

A portaria n.º 616/2014. D.R. n.º 142, Série II de 2014-07-25, que oficializa a classificação pode ser consultada através deste link.

lbarreiras

There is 1 comment on this post
  1. Março 04, 2016, 3:02 pm

    […] Fonte: http://montemorbase.com […]