';
side-area-logo
Anta Grande ² – apresentação e resultados preliminares


Nas paisagens de Évora e Montemor-o-Novo é possível encontrar alguns dos mais significativos exemplares do megalitismo ibérico, entre os quais se destacam pela sua monumentalidade, as Antas Grandes do Zambujeiro e da Comenda da Igreja. O seu registo tridimensional e a sua divulgação através dos meios técnicos da “realidade virtual”, são uma chamada de atenção para um património pré-histórico real e concreto mas hoje especialmente ameaçado – este é o projecto Anta Grande ².

 

Resultado de uma parceria entre a Direcção Regional de Cultura do Alentejo  e as autarquias de Montemor-o-Novo e Évora, o projecto Anta Grande ²(literalmente, Anta Grande ao Quadrado) trata-se de uma acção minimalista, antes de mais por forçada economia de meios, tendo como sujeito as Antas Grandes do Zambujeiro e da Comenda da Igreja.  O projecto Anta Grande ² procura através da experimentação de novas formas de registo e divulgação, chamar a atenção de um público alargado, para a importância de dois extraordinários exemplos da mais antiga arquitectura do território alentejano, verdadeiros “ex-libris” de um património que importa valorizar socialmente.

 

Publicamos aqui neste post os dois levantamentos preliminares de ambos os monumentos e os resultados dos primeiros passos na reconstrução virtual 3D da Anta Grande da Comenda da Igreja.

 

A Anta Grande do Zambujeiro é um monumento que adoptava originalmente a arquitectura dolménica mais comum, isto é, câmara com sete esteios, chapéu monolítico e corredor baixo e longo dirigido a nascente. A tampa jaz fragmentada a ocidente da câmara, precisamente na zona oposta ao corredor, sobre a parte melhor conservada da mamoa.

 

Anta Grande do Zambujeiro by Morbase on Sketchfab

 

A Anta Grande da Comenda da Igreja é um monumento megalítico genericamente bastante bem conservado, exceptuando a tampa e alguma degradação, moderada, perceptível nos esteios da câmara e pedra padieira. Corredor aparentemente completo e em excelente estado. A mamoa, preservada em boa parte, envolve a maior parte do monumento.

 

Anta Grande da Comenda da Igreja by Morbase on Sketchfab

 

 

Resultados preliminares da reconstrução virtual 3D da Anta Grande da Comenda da Igreja:

 

[Best_Wordpress_Gallery id=”31″ gal_title=”ANTA GRANDE 2″]

lbarreiras