';
side-area-logo
5 coisas que provavelmente não sabia sobre o Mercado Municipal de Montemor-o-Novo


Situado na Praça Professor Bento Jesus Caraça, no centro de Montemor-o-Novo e próximo do quartel dos Bombeiros Voluntários, o mercado municipal é um local incontornável a ser visitado por aqueles que procuram conhecer a produção local deste concelho alentejano e que é paragem obrigatória, ao sábado de manhã, para os montemorenses que procuram abastecer as suas casas com os melhores produtos.

Um dos painéis de azulejos, com a vida rural montemorense dos anos 40 do século XX, situados no exterior do edifício do mercado municipal (Fotografia: R. Pimenta).

Aqui encontrará desde as mais frescas verduras e frutas, às ervas aromáticas, os queijos ou os enchidos da região. Todos eles vendidos, na sua maioria, por montemorenses ou por aqueles que encontraram em Montemor-o-Novo um espaço para a sua produção.

Como se pode verificar na infografia em baixo, a zona onde o mercado municipal se situa atualmente já estava pronta para intervenção em 1927. No entanto, o lançamento da primeira pedra para a edificação do, então, chamado Mercado Agrícola só aconteceu em 1935. Contudo, devido às contingências da Segunda Guerra Mundial, a sua construção sofreu um grande atraso e a inauguração deu-se já, dez anos depois, em 1945.

De planta quadrangular, as suas bancas dispõem-se em torno de um pátio central onde se pode apreciar a frescura de uma fonte. O mercado municipal foi construído no século XX para substituir os antigos mercados ao ar livre existentes no centro histórico que ocupavam algumas praças como a do Largo das Palmeiras (praça Dr. Miguel Bombarda), onde funcionavam os mercados de fruta e hortaliça, ou a Praça Cândido dos Reis (antiga Praça Velha) onde funcionava o mercado do peixe.

As paredes exteriores são revestidas de painéis de azulejos com cenas de profissões tradicionais desta região, ilustrando os trabalhos no campo como a ceifa, o pastoreio ou a tirada da cortiça. Este também tem sido um espaço de promoção de várias actividades de incentivo ao consumo de produtos locais, assim como de vários espectáculos de música e teatro. O mercado abre diariamente, mas é ao sábado de manhã que se encontra o maior número de produtores locais e de compradores.

Estas são as 5 coisas que provavelmente não sabia sobre o Mercado Municipal de Montemor-o-Novo e que descobriu com o nosso artigo:

  1. Ano da inauguração – o mercado municipal foi inaugurado em 1945;
  2. A construção parou durante a Segunda Guerra Mundial – a construção do edifício parou durante os constrangimentos financeiros provocados na Europa durante a Segunda Guerra Mundial.
  3. A razão da construção – O mercado foi construído para substituir os antigos mercados ao ar livre que aconteciam nas praças da antiga vila de Montemor-o-Novo.
  4. Painéis de azulejo – Os painéis azulejares no exterior do mercado representam vários ofícios tradicionais do concelho de Montemor-o-Novo.
  5. Sábado o melhor dia para visitar – Neste dia, a afluência ao mercado é enorme pela população montemorense.

 

Horário de funcionamento do mercado municipal de Montemor-o-Novo:

Segunda a Sexta: aberto das 8h às 13h

Sábado: aberto das 7h às 13h

Encerrado ao Domingo.

Carlos Carpetudo