';
side-area-logo
1495 – 1550 – S. João de Deus


Hoje, dia 8 de Março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher, o Dia do Município e o Dia do Padroeiro S. João de Deus, a quem decidimos dar destaque.

 

Nascido na Rua Verde a 8 de Março de 1495 e falecido em Granada a 8 de Março de 1550, com 55 anos,  João Cidade dedicou, intensamente, parte da sua vida adulta ao cuidado dos pobres e doentes. Contra todos os costumes da sua época, João Cidade criou dois hospitais onde os doentes eram tratados com humanidade.

 

Estes hospitais são considerados, segundo os actuais padrões assistenciais, hospitais modernos que se dedicavam não só à assistência mas também ao tratamento. Tinham médico, farmacêutico, enfermeiros e capelães, os doentes eram divididos por doença e a cada um era atribuída uma cama. A ele se juntaram vários companheiros e ficaria assim formado o núcleo fundador da Ordem Hospitaleira, que teve a sua primeira aprovação em 1572.

 

Hoje a Ordem está presente em 50 países e S. João de Deus, homem à frente do seu tempo, é o padroeiro dos hospitais, doentes e enfermeiros.

 

Partilhamos consigo, através da plataforma Sketchfab, o levantamento 3D efectuado pela Morbase à estátua de São João de Deus, presente no Terreiro ao qual o Padroeiro da cidade oferece o seu nome.

 

Observe este monumento de Montemor-o-Novo através do ecrã do seu computador e clique nos números para conhecer mais informação sobre esta personagem da história montemorense. Experimente!

 

São João de Deus by Morbase (Carlos Carpetudo) on Sketchfab

 

Se, por questões de incompatibilidade, não conseguir aceder ao visualizador 3D, pode sempre observar o vídeo que deixamos no Youtube e que partilhamos em baixo:

 

lbarreiras