';
side-area-logo
Almansor | Revista de Cultura n.º 1 | 3.ª série

Autor:


O número inaugural da terceira série da Revista Almansor conta com um caderno temático com dois artigos sobre a Gruta do Escoural e com quatro artigos com temas diversos.


A Gruta do Escoural e a visita pública. Expectativas e frustrações no cinquentenário da descoberta

Autor: António Carlos Silva


Neste trabalho, em que fazemos o balanço do mais recente programa de valorização da Gruta do Escoural promovido pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, procuraremos recordar o passivo deste já longo processo, refletindo sobre os motivos da frustração das expectativas iniciais, e perspetivar, através de propostas concretas, possíveis vias para finalmente colocar este património ao serviço do desenvolvimento local.


Descarregar Artigo


Aspetos da morte na nobreza do século XVII. A escavação da Cripta dos Mascarenhas no Convento da Saudação em Montemor-o-Novo

Autor: Manuela Pereira


Na sequência da morte da sua segunda mulher em 1616, D. Fernão Martins de Mascarenhas, alcaide-mor de Montemor-o-Novo e membro da alta nobreza do país, manda construir no Convento da Saudação uma cripta para repouso dos seus restos mortais e da sua família. Em 2008 efetuaram-se escavações arqueológicas e antropológicas no local colocando-se a descoberto importantes vestígios arqueológicos que aqui são divulgados.


Descarregar Artigo


Memória de um tempo de peste: Évora em 1579 e 1599

Autor: Maria da Graça David de Morais


A cidade de Évora não foi excepção no contexto de um dos flagelos que mais intensamente atingiu a população humana europeia na Idade Moderna: a peste.


Descarregar Artigo


A cerâmica de Montemor-o-Novo – características e difusão (séculos XVI-XVIII)

Autor: Mário Varela Gomes e Tânia Manuel Casimiro


A produção medieval e moderna de cerâmica em Montemor-o-Novo encontra-se sobretudo relacionada com as excelentes características das suas argilas, recolhidas no interior da vila ou nas suas proximidades.


Descarregar Artigo


Estudio ambiental y medidas de conservación preventiva de las manifestaciones rupestres de la gruta de Escoural (Alentejo, Portugal). Actuaciones 2010-2012

Autor: Ramón Montes Barquín


A lo largo del período 2010-2012, la gruta de Escoural ha sido objeto de trabajos de conservación preventiva a través de un contrato de asistencia técnica entre la Direcçao Regional de Cultura de Alenteio y el Gabinete de Arqueología y de Gestión del Patrimonio Cultural GAEM.


Descarregar Artigo


No centenário do nascimento do Professor Doutor António Alberto Banha de Andrade. Uma releitura dos Estudos Históricos Jurídicos e Económicos Sobre o Município de Montemor-o-Novo

Autor: Teresa Fonseca


O Professor Banha de Andrade deixou uma vastíssima obra. Os trabalhos do ilustre montemorense acerca do seu concelho de origem versam preferencialmente as épocas Medieval e Moderna. Abordam as origens do concelho no âmbito da Reconquista, em articulação com o município eborense4; a sua realidade socioeconómica e administrativa, desde a fundação até à alta Idade Moderna; a vila sob jurisdição régia e senhorial; os judeus em Montemor-o-Novo5; o papel dos alcaides-mores; a destituição e condenação do marquês de Montemor por D. João II; as paróquias e templos medievais; o processo expansionista da vila intramuros; a criação do concelho de Cabrela6 pelo primeiro rei de Portugal e a sua doação, por D. Sancho I, aos freires de Santiago; e um retrato da mesma vila no século XVI; a desagregação dionisina do termo de Lavre7 nos inícios do século XIV; a vida de S. João de Deus e a ereção do convento com o seu nome.


Descarregar Artigo