A MorBase é uma plataforma online de divulgação do património cultural móvel e imóvel, material e imaterial do concelho de Montemor-o-Novo. Estão aqui incorporadas em catálogo as colecções à responsabilidade do Município de Montemor-o-Novo assim como de todas as entidades que se queiram associar ao projecto MorBase, concretamente museus ou outras unidades museológicas, colectividades que promovam recolhas etnográficas, investigadores, coleccionadores ou interessados detentores de património histórico e cultural em Montemor-o-Novo.

 

A MorBase surge com o intuito principal de promover o conhecimento científico relacionado com o património histórico-cultural de Montemor-o-Novo, através das linhas condutoras da arqueologia pública, apresentando os dados e as interpretações científicas ao público em geral, possibilitando, da mesma forma, a interacção com a comunidade científica. Cativar o público e sensibilizá-lo para aquilo que é seu por herança cultural, traduzindo-lhe aquilo que é o seu passado histórico, é um dever do arqueólogo e dos gestores do património cultural. É neste âmbito que surge o projecto MorBase, tutelado pelo Município de Montemor-o-Novo.

Por isso, é importante que, no decorrer da sua consolidação enquanto projecto, a Morbase não seja unicamente para os montemorenses mas também dos montemorenses. A participação da população nestes trabalhos de divulgação do seu património é essencial, na medida em que promove a sua integração e um melhor conhecimento daquilo que é o seu património cultural.

A sensibilização para o património cultural facilitará a sua conservação profilática, capacitando os indivíduos com o conhecimento base para que sejam tomadas medidas de prevenção e não de remedeio.

Pretende-se, ainda, que a MorBase seja uma plataforma de incentivo à inovação das técnicas de apreensão do conhecimento científico e das técnicas de registo e diálogo com o património, desenvolvendo a arqueologia pública e experimental.

A construção de um trabalho de inventário de património arqueológico termina com a comunicação ao público dos resultados científicos obtidos. A plataforma online MorBase é precisamente isso, o publicar de resultados de anos de trabalhos de inventário desenvolvidos no âmbito do serviço de Património Cultural do Município de Montemor-o-Novo que, durante este período, permaneceu quase oculto do público em geral. Com as capacidades dos sistemas informáticos, num mundo cada vez mais globalizante, a publicação dos dados tornou-se prioritária.


Em suma, a MorBase é, não só, uma plataforma para o montemorense, mas também, uma ferramenta para o investigador e para o interessado no património móvel e imóvel, material e imaterial oriundo do concelho de Montemor-o-Novo.

 

CONTACTE-NOS


Serviço de Património Cultural,
Divisão de Cultura, Desporto e Juventude,
Município de Montemor­-o-­Novo
Convento da Saudação,
7050-164  Montemor-­o­-Novo – Portugal
Tel: 266898100
Email: geral@montemorbase.com

Termos e Condições