';
side-area-logo

A Morbase surge com o intuito principal de promover o conhecimento científico relacionado com o património histórico-cultural de Montemor-o-Novo,

através das linhas condutoras da arqueologia pública, apresentando os dados e as interpretações científicas ao público em geral, possibilitando, da mesma forma, a interação com a comunidade científica. Cativar o público e sensibilizá-lo para aquilo que é seu por herança cultural, traduzindo-lhe aquilo que é o seu passado histórico, é um dever do arqueólogo e dos gestores do património cultural.

A construção de um trabalho de investigação arqueológica termina com a comunicação ao público dos resultados científicos obtidos. A Morbase é precisamente isso, o publicar de resultados de anos de trabalho científico desenvolvidos no âmbito do serviço de Património Cultural do Município de Montemor-o-Novo que, durante este período, permaneceu quase oculto do público em geral. Com as capacidades dos sistemas informáticos, num mundo cada vez mais globalizante, a publicação dos dados tornou-se prioritária.

A Morbase é ainda uma plataforma de incentivo à inovação das técnicas de apreensão do conhecimento científico e das técnicas de registo e diálogo com o património, desenvolvendo a arqueologia pública e experimental, assim como a comunicação no âmbito do património histórico e cultural.

Pretende-se que a Morbase não seja unicamente para os montemorenses mas também dos montemorenses. A participação da população nestes trabalhos de divulgação do seu património é essencial, na medida em que promove a sua integração e um melhor conhecimento daquilo que é o seu património cultural. A sensibilização para o património cultural facilitará a sua conservação profilática, capacitando os indivíduos com o conhecimento base para que sejam tomadas medidas de prevenção e não de remedeio.

Em suma, a Morbase é, não só, uma plataforma para o montemorense, mas também, uma ferramenta para o investigador e para o interessado no património móvel e imóvel, material e imaterial oriundo do concelho de Montemor-o-Novo.